Loading…
FolioFestival2015 has ended
avatar for Criatura

Criatura

“Fruto de uma odisseia entusiasta de quase dois anos de trabalho, começou por ser a criatura pessoal de um único músico, mas ao ganhar vida moveu quase meia centena de pessoas, transformando-se numa banda que é também um coletivo, unido pela vontade de recriar a Música Popular Portuguesa no século XXI. São músicos, criadores, artistas, homens e mulheres jovens, os pais da Criatura, regidos até então pela mão de Edgar Valente. E junta-se ainda o poderoso Cante Alentejano do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa.

Dos corpos que teimam em cantar, surgem os contos, os cantos e as histórias da pele e dos seus bailes, bem vincados, onde o tempo se estende e se transforma, num espaço limitado por fronteiras mas livre de expandir a energia que nele se gera. Aqui a língua desmultiplica-se nos tantos nomes quantas as formas possíveis de se ser tradição. São as ideias e os caminhos, saberes antigos e sabores do futuro, gerações diferentes e das suas respectivas sensibilidades e sentidos. É movimento. É, acima de tudo, um trabalho feito de amor à Terra, da música, da arte como ponto de partida para chegar ao homem, do homem que se revista, que se transforma, que canta pelo despertar.

Ainda sem o disco de estreia cá fora, o bando saiu à rua nas noites de verão e deu-se a mostrar a milhares de cúmplices. Serpa, no Encontro de Culturas, Lisboa no Bairro Intendente em Festa e Cem Soldos no Festival Bons Sons. Em Outubro passará pelo FOLIO em Óbidos, antes do tão aguardado lançamento, ou neste caso da chegada da “Aurora” da Criatura.”

My Artistas Sessions

Sunday, October 18
 

19:00