Loading…
FolioFestival2015 has ended
avatar for Teresa Calçada

Teresa Calçada

É licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras.
Foi técnica do Instituto Português do Livro desde 1982, onde trabalhou na área do livro e da leitura. Em 1986 integrou o grupo de trabalho que definiu as bases da política nacional da leitura pública, com vista à criação da Rede de Bibliotecas Municipais. Foi também vice-presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, cargo que ocupou até 1996. Nesta qualidade, foi também responsável pela execução das acções desenvolvidas no âmbito da Rede da Leitura Pública.
Integrou o grupo de trabalho que em 1996 definiu as bases e os princípios orientadores do Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Este programa tem como objectivo a instalação de bibliotecas escolares em escolas de todos os níveis de ensino, concebidas como centros multimédia disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso e uso da informação em diferentes suportes, com papel central na aquisição e desenvolvimento de competências de informação e na formação de leitores.
Coordenou, até Dezembro de 2013, a Rede de Bibliotecas Escolares, nomeada pelo Ministros da Educação, responsável pelo Programa da Rede de Bibliotecas Escolares.
De 2005 a 2013 assumiu as funções de Comissária Adjunta do Plano Nacional de Leitura.
Especialista nas áreas temáticas das bibliotecas e da leitura, áreas de interesse em que continua empenhada e a desenvolver trabalho.
Presidente da mesa da assembleia da Associação para o Voluntariado de leitura, no âmbito da qual integra o projeto Voluntários de Leitura.

My Autores Sessions

Saturday, October 17
 

10:00

 

My Moderadores Sessions

Thursday, October 22
 

18:00